home últimas biografia discografia vídeos galeria imprensa contato EN



maria rita stumpf

Maria Rita Stumpf nasceu na serra gaúcha e começou a compor aos 14 anos de idade e a cantar ainda adolescente em festivais e em seus proprios shows. Em 1985, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde seguiu sua carreira, lançando em 1988 o incensado LP Brasileira com Luiz Eça, Grupo Uaktí e Ricardo Bordini. Em 1993, lançou o CD Mapa das Nuvens. Em seguida, decidiu dedicar-se inteiramente à sua empresa de produção cultural, Antares, afastando-se dos palcos e gravações.

Teve sua música redescoberta por DJs e colecionadores de vinil internacionais por volta de 2015. Cântico Brasileiro No 3 foi incluída na Coletânea “Outro Tempo” organizada pelo DJ e pesquisador John Gomez para o selo holandês Music From Memory, lançada em fevereiro de 2017. Os Djs da Festa Selvagem criaram o selo Selva Discos naquele mesmo ano para lançar o LP Brasileira remasterizado, em julho. Em Outubro o EP Remixes – Maria Rita Stumpf foi lançado mundialmente incluindo uma nova gravação de Cântico Brasileiro No 3 com Paulo Santos e os DJs, e Lamento Africano/Rictus remixadas pelo DJ francês Joakim.

Regressou aos palcos participando do Kino Beat Festival, edição paulista do Dekmantel Festival e Red Bull Music Academy Festival.

Em 2020, lançou o seu terceiro álbum, Inkiri Om, com um time estelar de músicos e abriu a programação de shows do Women’s Music Event, na Casa Natura Musical, em São Paulo. Em 2021, realizou online os espetáculos Somos Um e Do Ancestral ao Eletrônico. Lançou VER TENTE, seu quarto álbum, em maio de 2022.




“ VER TENTE, 4º álbum de Maria Rita Stumpf é um dos mais relevantes lançamentos do ano da MPB, segundo alguns críticos. Cantando o Brasil profundo, Maria Rita mostra mais uma vez ter um caminho só dela: é única. “... Aqui além de trazer novas canções suas de fina extração e essência política, como Vertente e seu envolvente clima de hino, dá personalidade nova a sucessos. ... Algumas recriações, olha, melhor que as originais. “
Juarez Fonseca – Zero Hora – Rio Grande do Sul

“Notável, seu nome é Maria Rita Stumpf! Hoje convido vocês a compartilharem o meu prazer ao ouvir Ver Tente, o quarto álbum da cantora e compositora Maria Rita Stumpf. ...É como se o ar lhe saísse dos pulmões com a única missão de facilitar a emissão das notas garganta afora. Juro que senti a presença de Elis Regina na força com que Maria canta sem esmorecer a interpretação.”
Aquiles Reis – Dicas do Aquiles – Jornal do Brasil



desenvolvido com e por Matheus Câmara. todos os direitos reservados. ©MariaRitaStumpf - 2020